8.073 novas empresas foram abertas no território paraense em agosto de 2021, um aumento de 15,56% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Os dados são da Junta Comercial do Pará, responsável pelo processo de abertura e regularização de empresas no estado.
Os números seguem uma tendência positiva que tem sido observada no empreendedorismo paraense nos últimos seis meses.
Entre março e agosto de 2021, foram 49.272 novas empresas cadastradas na Junta.
No mesmo período de 2020, o número tinha sido 37.562, ou seja, houve um aumento de 31,17%.
As seis maiores cidades paraenses foram também as que lideraram a lista dos municípios com mais empreendimentos abertos em agosto.
2.101 empreendimentos foram abertos e registrados na capital, Belém. A lista segue com Ananindeua (761), Santarém (470), Parauapebas (432), Marabá (366) e Castanhal (269).
Completaram a lista as cidades de Itaituba (185), Altamira (181), Paragominas (147) e Barcarena (130).
O economista paraense Valfredo de Farias avalia que a conjuntura econômica que o Brasil enfrenta e a pandemia de covid-19 incentivou muitas pessoas a buscarem novas alternativas de renda, e empreender de maneira formal e legalizada foi uma delas.
"Algumas pessoas foram demitidas e não quiser mais voltar para o mercado de trabalho e montaram a própria empresa. Outras já estavam empreendendo viram a oportunidade de se formalizar, enquanto outras não conseguiram voltar ao mercado de trabalho. Esse processo se estendeu também ao Microempreendedor Individual e pequenas e microempresas", afirma.
Farias acredita que os benefícios e incentivos dos governos estadual e federal ajudaram no aumento, bem como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que trabalhou de maneira acentuada na capacitação de empreendedores e estabeleceu novas oportunidades de negócios.
"Outra coisa importante é a expectativa do empresariado, com pesquisas que mostram várias possibilidades que tendem a animar as pessoas em momentos de retomada em crises", diz.
Qualquer pessoa pode abrir legalmente uma empresa com apoio da Junta Comercial do Pará.
Os procedimentos, documentos e outras exigências necessárias estão disponíveis no site www.jucepa.pa.gov.br/como-legalizar.
Comentários