MEC autoriza colação de grau antecipada para estudantes de medicina e enfermagem

O Ministério da Saúde comunicou na manhã desta segunda-feira, 6, que foi autorizado a formatura de alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia, exclusiv

MEC autoriza colação de grau antecipada para estudantes de medicina e enfermagem

A medida vale para instituições federais de ensino e tem caráter excepcional, enquanto durar a situação de emergência de saúde pública. Os alunos que tiver cumprido 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado pode antecipar a colação.

O internato médico é o período de dois anos de estágio curricular obrigatório para os estudantes de medicina. Já o estágio obrigatório supervisionado para os cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia equivalente a 20% da carga horária total do curso.

No dia 2 de abril, a Justiça Federal emitiu decisão liminar obrigando à Universidade Federal do Pará (UFPA) que antecipe a colação de grau de 65 alunos do curso de Medicina para ajudar no atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) no Pará.

A UFPA decidiu recorrer da decisão liminar de adiantamento da colação de grau de uma turma do curso de medicina da instituição legando que a situação em questão trata-se de abreviação da duração de curso, e que a emissão de diplomas não se pressupõe a antecipação de colação de grau, mas sim a que o aluno tenha integralizado seus componentes curriculares.

A instituição afirmou ainda que nos históricos escolares dos discentes que ajuízam a ação, há componentes curriculares não cumpridos que, somados, totalizam 1.432 horas, sendo 888 de estágio obrigatório (internato) não cumprido. 

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.