MPF pede reforço da segurança em terra indígena no Pará

Servidores públicos que atendem os indígenas Parakanã foram intimidados por homens encapuzados. Os indígenas também têm sido abordados dessa mesma forma, alertou o MPF

MPF pede reforço da segurança em terra indígena no Pará
DOL Carajás com Agência Brasil

No final do mês de abril de 2022, um fato marcou o município de Novo Repartimento na região sudeste do Pará. Três rapazes desapareceram ao entrar em uma área indígena localizado naquele município. Após quatro dias desaparecidos, os corpos dos três homens foram encontrados, e o clima ficou melindrado entre a comunidade, os familiares e os indígenas.

Agora, a situação volta a ser voga, por conta de denúncias de ameaças a servidores públicos.

O Ministério Público Federal (MPF) enviou, na última sexta-feira (17), ao secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, uma recomendação para que a segurança na região de Novo Repartimento, no sudeste do Pará, seja ampliada.

Na última quarta-feira (15), servidores públicos que atendem os indígenas Parakanã foram intimidados por homens encapuzados. Os indígenas também têm sido abordados dessa mesma forma, alertou o MPF.

Ainda segundo o MPF, ameaças, atentados e tocaias contra esses povos originários vêm ocorrendo desde 2022, quando foram encontrados mortos três não indígenas na Terra Indígena Parakanã, conforme aponta o órgão, destacando que o poder público não tomou medidas para evitar a violência.

Fonte(s): DOL Carajás com Agência Brasil
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.