"A captação dos recursos para o Prodeir deve ocorrer ainda este ano, beneficiando rodovias em todas as regiões de Integração do Pará", garante Pádua Andrade, Secretário Estadual de Transporte.
MANUTENÇÃO
Para garantir a trafegabilidade nas rodovias estaduais, em todas as regiões do Pará, a Secretaria de Estado de Transportes (SETRAN) iniciou na semana passada a programação de manutenção preventiva e rotineira nas 14 rodovias pertencentes ao 3° Núcleo Regional (NR), com sede em Santarém, no Oeste paraense, abrangendo a Região do Baixo Amazonas.
Entre as rodovias contempladas estão a PA-370, que liga os municípios de Santarém e Uruará, e, a Trasforlândia, localizada no município de Aveiro e que liga o Distrito de Fordlândia à Transamazônica (BR 230).
Atualmente, a SETRAN está com frente de trabalho na PA-370, no trecho entre a sede municipal de Santarém e a Hidrelétrica de Curuá-Una, onde estão sendo feitos os serviços de tapa-buracos e limpeza.
A rodovia é uma rota importante para quem precisa se deslocar para a Hidrelétrica de Curuá-Una e também acessar a Rodovia Transamazônica, já dentro do município de Uruará, com a economia de mais de 200 km se comparado o deslocamento via BR 163.
ASFALTAMENTO
A pavimentação do trecho da PA-370, entre a Hidrelétrica de Curuá-Una até a confluência com a Rodovia Transamazônica, no município de Uruará, está prevista no Projeto de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado do Pará (PRODEIR), que envolve um investimento de quase R$ 800 milhões, captados por meio de operações de crédito internacional.
O asfaltamento da PA 370 é uma luta histórica do Deputado Eraldo Pimenta (MDB), que quando era prefeito do município de Uruará interligou PA 370 com a Transamazônica com a construção da ponte sobre o Rio Tutui, o que possibilitou o encurtamento entre Santarém e Uruará, possibilitando economia de tempo e dinheiro.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
No dia 09/06/2016, foi realizada Audiência Pública, convocada pelo Deputado Eraldo Pimenta, então Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Energia da ALEPA, atendendo solicitação do advogado Hiroito Tabajara, para atender as lideranças da Região do Corta-Corda, que moram praticamente dentro da hidrelétrica de Curua-Una, porém, não contavam com energia elétrica, e, a PA 370, principal acesso a região, estava praticamente intrafegável.
Com a realização da Audiência Pública finalmente os olhos dos governos federal, estadual e municipal finalmente se voltaram a região do Corta-Corda, com a melhoria nas vias públicas da Comunidade Cicero Mendes pela Prefeitura de Santarém, a efetivação do Programa Luz Para Todos nas comunidades, e, a manutenção da PA 370 pelo Governo do Pará.
PRODEIR
O sonho de ver a PA-370 asfaltada foi adiado em virtude de o Governo Jatene ter retirado o projeto da programação, só voltando depois que o Governador Helder Barbalho (MDB) assumiu o governo do Pará e atendendo ao apelo do Deputado (MDB) colocou o asfaltamento da PA 370 no PRODEIR, que já é considerado um dos maiores projetos de obras estruturantes no Pará e irá beneficiar milhões de pessoas na Região Oeste do Pará.
ERALDO PIMENTA
Em março desse ano(2020), o Deputado Eraldo Pimenta, acompanhado do advogado Hiroito Tabajara e do Prefeito de Aveiro, Vilson Gonçalves, esteve na SETRAN cobrando do Secretario de Transporte, Paduá Andrade, encaminhamento sobre as rodovias estaduais na região oeste paraense, em especial sobre a Transforlândia, em Aveiro, e a PA 370, que liga Santarém a Uruará, recebendo do Secretário o compromisso de que iria dar prioridade as demandas, tendo em vista a dívida histórica do governo do estado com a região oeste do Pará, o que se concretiza agora com o início das obras nas rodovias.
Os recursos vão garantir a pavimentação de 550 quilômetros de rodovias. “A captação dos recursos para o Prodeir deve ocorrer ainda este ano, beneficiando rodovias em todas as regiões de Integração do Pará, com instalação de rede de drenagem de águas pluviais, asfaltamento, reforma e construção de pontes e postos de fiscalização de peso de veículos, um dos maiores problemas do desgaste prematuro do pavimento asfáltico no Estado”, informa o titular da SETRAN, Pádua Andrade.
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