O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um alerta na última segunda-feira (15) sobre golpes envolvendo o salário-maternidade. Nos últimos dias, influenciadores digitais, do nicho de maternidade, estão divulgando um serviço de assessoria para acesso ao benefício do INSS.
Em publicações recentes, influenciadores explicam o trabalho de uma falsa assessoria que prestaria o serviço de acesso ao salário-maternidade. Segundo os vídeos publicados nas redes sociais, era necessário realizar um cadastro com a empresa e o valor do benefício poderia chegar a R$ 4.000,00.
Em resumo, a assessoria oferece um serviço particular para acessar o Meu INSS e solicitar o salário-maternidade. Para realizar o procedimento a assessoria cobra um valor das seguradas, que podem realizar o pedido sozinhas, sem a necessidade de intermediários.
Nesses casos, a falsa assessoria se apresenta como um canal oficial para obtenção do benefício, podendo comprometer inclusive a segurança de dados do cidadão.
O golpe já havia ocorrido no ano passado, quando o INSS também emitiu um alerta. E agora, voltou a ser aplicado novamente.
Entenda o salário-maternidade
O salário-maternidade é um benefício da Previdência Social, que visa a proteção à maternidade, mediante o descanso da trabalhadora e o contato da mãe com a criança nos primeiros meses de vida.
O benefício é pago para as trabalhadoras urbanas, rurais e temporárias, desde que se enquadrem em algumas das categorias abaixo:
-
Empregada;
-
Empregada doméstica;
-
Contribuinte individual;
-
Segurada facultativa;
-
Segurada especial (agricultora);
-
Trabalhadora avulsa.
Além disso, é necessário que a segurada preencha alguns requisitos para a concessão do salário-maternidade são:
-
Apresentar Certidão de nascimento da criança; OU termo de guarda ou adoção; OU certidão de óbito em caso de natimorto; OU atestado médico em caso de aborto não criminoso;
-
Ter qualidade de segurada.
Como solicitar o salário-maternidade de forma segura
Para solicitar o seu benefício com segurança e tranquilidade, siga o passo-a-passo abaixo:
-
Acesse o Meu INSS (site ou aplicativo);
-
Clique na opção “Novo Pedido”;
-
Digite “salário-maternidade urbano” ou “salário-maternidade rural;
-
Clique no nome do serviço/benefício;
-
Leia o texto que aparece na tela e siga as instruções.
Após esses passos, o INSS analisará o pedido. Para acompanhar a solicitação, basta acessar o Meu INSS ou ligar para o telefone 135.
O que fazer para não cair no golpe?
O INSS orienta às mães que, caso precisem de auxílio para solicitar o benefício, procurem o apoio de um advogado de confiança ou da própria Defensoria Pública.
Além disso, o INSS reforça que nunca utiliza sites e redes sociais intermediários para realizar a concessão do salário-maternidade. Ademais, não cobra multas ou o pagamento antecipado de valores para liberar o benefício.
Comentários